sexta-feira, 12 de julho de 2013

Paraná terá curso de pós-graduação em Hematologia

As secretarias da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Saúde se uniram para criar um curso de especialização em Hematologia (que estuda e trata as doenças do sangue), a ser implantado na Universidade Estadual de Maringá (UEM), com apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL). “Um curso como este, de pós-graduação, é inédito no Sul do Brasil”, ressalta o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. 

O tema escolhido, de acordo com o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, é de extrema relevância, pois o Governo do Paraná mantém no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) um ambulatório especializado em doenças do sangue. “O Hemepar faz o acompanhamento multiprofissional a portadores de doenças do sangue, como as coagulopatias (hemofilia e Doença de Von Willebrand), talassemia e anemias falciformes. Com este curso, os próprios servidores do Estado poderão se especializar”, enfatizou. 

As duas secretarias também planejam a implantação de um mestrado profissional em Farmácia, com área de concentração em assistência farmacêutica. O projeto elaborado pela UEM será enviado para aprovação junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. 

QUALIFICAÇÃO - “Um servidor bem qualificado melhora diretamente os serviços prestados à população”, comenta Alípio Leal para explicar o empenho da secretaria na capacitação dos funcionários públicos. Para a concretização do curso sobre estudos do sangue será assinado um termo de cooperação técnico-financeira entre as secretarias, as universidades envolvidas e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná. 

Serão oferecidas 44 vagas para profissionais da área da saúde, preferencialmente do quadro de servidores do Estado. Na modalidade presencial, o curso terá prática acadêmico-pedagógica nas unidades de Maringá, Londrina e Curitiba da Hemorrede do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...