Histórico

A Biblioteca do Instituto Biomédico e Sua História

Em 1938, foi inaugurada a Biblioteca da Faculdade Fluminense de Medicina para funcionar no prédio cedido em janeiro de 1931, através de decreto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Rua Visconde de Moraes, nº 101, hoje denominada Rua Hernani Pires de Melo, 101 em São Domingos – Niterói - RJ. A Biblioteca foi instalada no anexo atrás do prédio principal, abrigando, na época, acervo de mais de quatro mil volumes.


Prédio da antiga Faculdade Fluminense de Medicina, 1931.
Fachada principal do prédio neo-clássico, situado na antiga Rua Visconde de Moraes, 101, onde hoje está o Instituto Biomédico. Nota-se que do estilo anterior, após a sua reforma, foram mantidos até os dias de hoje as grades, o muro e os lampiões do portão principal.


Em 1951, a Faculdade Fluminense de Medicina junto com as Faculdades de Odontologia e de Farmácia foram federalizadas, sendo criada a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro que em 1961, passou a se chamar Universidade Federal Fluminense (UFF).

Com o prestígio e o aumento de recursos financeiros decorrentes da federalização, gozando de pleno reconhecimento internacional, entre 1955 e 1960, o antigo prédio foi reformado visando sua ampliação e modernização, perdendo suas características arquitetônicas neo-clássicas. A Biblioteca passou a funcionar na área onde funciona atualmente no Bloco X sala 103 – A, B, C, D e E – no térreo do prédio.

O Instituto Biomédico foi fundado em 1968 e sua criação foi regulamentada pelos Decretos lei nº 53 de 18/11/1966 e nº 252 de 18/11/1967 conforme o Plano de Reestruturação da Universidade Federal Fluminense à época. A Biblioteca foi então designada como Biblioteca do Instituto Biomédico (BIB).


Em 1969 a BIB passou a ser vinculada ao Núcleo de Documentação (NDC), Órgão Suplementar da UFF criado através do art. 17 do Estatuto da Universidade, publicado no Diário Oficial da União de 22/09/1969, responsável pela coordenação técnica e administrativa do Sistema de Bibliotecas e Arquivos da UFF.

Em dezembro de 1998, após uma reestruturação interna, O NDC passou da subordinação do Gabinete da Reitoria para a Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos - PROAC. Em Março de 2011, após uma reestruturação interna, voltou estar subordinado à Reitoria da UFF, passando de Núcleo para Superintendência de Documentação (SDC).


Arquivo do Instituto Biomédico (2002).
Atualmente a Biblioteca do Instituto Biomédico atende aos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia, entre outros. A biblioteca atende também aos cursos de pós-graduação da unidade: Mestrado e Doutorado em Microbiologia e Parasitologia, Especialização em Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas (CEMPA), e ao Mestrado e Doutorado em Ciências Biomédicas (Fisiologia e Farmacologia).



Referências e Fontes das Imagens

FACULDADE Fluminense de Medicina: sua fundação e evolução. Niterói: [s.n., 1940?]. Não paginado.

FACULDADE Fluminense de Medicina: sua fundação e evolução. Niterói: [s.n., ca. 1950]. 27 p.

QUEM somos. In: SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO (SDC). Disponível em: <http://www.ndc.uff.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Itemid=30>. Acesso em: 01 nov. 2011.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...