segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Henrietta Lacks: a mulher das "células imortais"

No mês da Consciência Negra, lembramos o nome de uma mulher que mudou a História da Ciência e da Biotecnologia em todo o mundo: Henrietta Lacks... o nome por trás das células HeLa, também conhecidas como células imortais.

Henrietta Lacks foi uma mulher afroamericana descendente de escravos, nascida em 1920, na Vírginia, que teve câncer no colo do útero e que teve um pedaço de tecido recolhido para biópsia por um médico, sem autorização, já que à época não havia legislação nem regulamentação própria para esse tipo de procedimento. 

Suas células continuam se reproduzindo e multiplicando infinitamente em laboratórios de todo o mundo. Elas já viajaram até a lua, estiveram em bombas nucleares, foram importantes para a criação da vacina contra a poliomielite, além de outros milhares de usos para a pesquisa e desenvolvimento da ciência médica e biotecnológica.

Se interessou ou ficou curioso??? Então dá uma olhada na resenha de um livro que conta a história dessa incrível mulher negra: Artigo Scielo


(AP Photo/Lacks Family via The Henrietta Lacks Foundation) (Lacks Family via The Henrietta Lacks Foundation/Associated Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...