terça-feira, 28 de abril de 2020

A COVID-19 está mudando a ciência, e para melhor: a pandemia está nos obrigando a tornar a pesquisa mais aberta, mais eficiente e mais colaborativa


A pandemia de coronavírus é uma crise terrível, é claro. Mas também apresenta uma oportunidade para mudar a maneira como a pesquisa é conduzida e compartilhada, para que a ciência possa se tornar mais aberta, mais eficiente e mais colaborativa.
Na ResearchGate, uma rede profissional de cientistas que defende a pesquisa aberta, somos otimistas e pragmáticos. Estamos trabalhando por um mundo aperfeiçoado pela ciência. Descobertas científicas são necessárias, agora e no futuro.
O modo como os pesquisadores estão respondendo à COVID-19 agora pode servir como um ensaio para esse futuro. Os cientistas que publicam dados, idéias e informações relacionadas à pandemia de coronavírus no ResearchGate, por exemplo, estão indo contra contra os velhos padrões da cultura científica.
É muito mais provável que os pesquisadores publiquem pesquisas em estágio inicial numa plataforma do que costumamos ver em outros canais. Eles estão publicando conteúdos mais curtos, mais concisos e com mais dados. É realmente emocionante ver os pesquisadores divulgando cada vez mais as pré-impressões dos seus artigos. A urgência e a extensão desta crise está incentivando a comunidade global de pesquisadores a um compartilhamento maior, ultrapassando disciplinas, domínios e setores mesmo enquanto as fronteiras permanecem fechadas. O vírus Sars-CoV-2 não respeita fronteiras, então devemos apoiar os pesquisadores para que seu trabalho não seja limitado por elas.
A maneira como uma pesquisa é validada e compartilhada não mudou muito nas últimas décadas, ou talvez nem tenha mudado ao longo do último século. Ainda confiamos em sistemas misteriosos de revisão por pares e o simpósio ou conferência presencial ainda é o principal meio para trocar conhecimento. A crise da COVID-19 desafia ambas as tradições: a primeira porque o sistema é muito lento (pode levar de seis a nove meses para que o manuscrito de um cientista seja revisado por pares e apareça em uma revista) e a segunda porque não é mais segura. Precisamos tentar novas maneiras de fazer as coisas, em tempo real, e as idéias que funcionam neste momento de crise nos servirão bem no futuro. O ritmo exigido de nós neste momento nos trarão a chance de viver mudanças, tanto em pequena quanto em larga escala.
Na ResearchGate, trabalhamos constantemente para melhorar a produtividade científica e permitir descobertas que são muito relevantes. A COVID-19 está nos incentivando a fazer o possível para apoiar os pesquisadores a se tornarem mais eficientes e mais abertos. Precisamos nos conectar com todos os atores da ciência para promover essa mudança: financiadores, editores, instituições e até nações precisam se unir e repensar o que a ciência poderia ser, e como ela poderia – e deve – gerar o desenvolvimento de sociedades que sejam mais inteligentes, mais inclusivas e mais resilientes.
O futuro da ciência é certamente internacional, interdisciplinar e aberto. Sob a ótica da COVID-19, iniciativas como a a Coalizão por Inovações para Preparação contra Epidemias (CEPI) destacam-se como líderes no sentido de aproximar doadores, filantropos e empresas nacionais para resolver problemas. Existem também muitos exemplos de colaborações interdisciplinares e internacionais que dão esperança em nossas habilidades de criar uma nova cultura da ciência, desde o CERN (física) ao Atlas de Células Humanas (genômica). A própria página da comunidade COVID-19 da ResearchGate foi projetada para incentivar a colaboração interdisciplinar em torno da pandemia de coronavírus.
As ferramentas que desenvolvermos durante a crise do COVID-19 devem nos equipar para trabalhar juntos para além das fronteiras, a fim de enfrentar futuras crises. Nossa atuação coletiva diante das mudanças climáticas, por exemplo, tem sido lamentavelmente inadequada até o momento. Vamos usar essa crise para aprender a melhorar a ciência, e vamos perseverar juntos nesses esforços até depois da crise. Este momento é uma oportunidade para pavimentar os novos caminhos que seguiremos amanhã.
Ijad Madisch, cofundador e CEO do Research Gate.
Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a opinião de Scientific American
Publicado em 23/04/2020

 Shutterstock

Fonte: Scientific American Brasil: https://sciam.uol.com.br/a-covid-19-esta-mudando-a-ciencia-e-para-melhor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...