terça-feira, 7 de maio de 2013

Dia Nacional de Prevenção da Alergia

Com a chegada do inverno e o crescente aumento do índice de poluição nas grandes cidades é hora de ficar alerta para as manifestações alérgicas e os cuidados com a saúde. É com este intuito que celebra-se anualmente, no dia 07 de maio, o Dia Nacional de Prevenção da Alergia, data que chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento de cada tipo de alergia.

Segundo dados da WAO (World Allergy Organization), as doenças alérgicas afetam de 30% a 40% da população mundial, sendo que as mais comuns são a rinite e a asma. Somente estas afetam em torno de 10% a 20% da população e 80% dos indivíduos com asma têm rinite alérgica.

O fator que mais contribui para a ocorrência de rinite alérgica é a predisposição familiar, mas outros como os poluentes, substâncias químicas (perfumes, tintas, produtos de limpeza, inseticidas), ácaros e pelos de animais domésticos também podem irritar as vias aéreas, agravar a inflamação e os sintomas que, em geral, são corrimento nasal semelhante à coriza, espirros, coceira e obstrução nasal.

Por ser um processo inflamatório da mucosa nasal decorrente de uma reação exagerada a uma ou mais substâncias, chamadas de alérgenos, a rinite não tem cura, mas é possível mantê-la sempre sob controle. A asma também não tem cura, é uma doença crônica na maioria das vezes de origem alérgica familiar, portanto, deve ser acompanhada pelo médico ao longo da vida do paciente, mesmo naqueles períodos em que não há crises agudas da doença.

Para evitá-la, medidas simples como dar preferência a pisos que possam ser limpos com um pano úmido (pelo menos uma vez por dia), manter a casa arejada e ventilada, evitar o uso de tapetes, cortinas, carpetes, bichos de pelúcia e o contato com cães e gatos, tirar cobertores e tudo que não é utilizado com frequência do guarda-roupas e usar aspiradores com filtro ao invés de vassouras e espanadores que espalham muito a poeira.

Fonte: Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...