quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pesquisadores desenvolvem teste para diagnosticar a hepatite C

Doença é silenciosa e ataca o fígado. Não há vacina.
No exame, é preciso apenas furar o dedo e coletar três gotas de sangue.

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, desenvolveram um novo teste para diagnosticar a hepatite C, uma doença silenciosa que ataca o fígado, e não há vacina. Quanto mais cedo for descoberta, melhor para o paciente.

O exame convencional para detectar o vírus é feito a partir de uma amostra de sangue coletada com seringa. O novo teste desenvolvido pela Fiocruz é bem simples. Basta furar o dedo e coletar três gotas de sangue em um papel de filtro. É o mesmo procedimento do teste do pezinho, mais rápido e com menor custo.

As amostras de sangue seco podem esperar até dois meses para serem testadas. “Esse material pode ser coletado em áreas distantes dos grandes centros e encaminhado sem necessidade de refrigeração para o laboratório. Com isso, o teste fica mais fácil de ser realizado”, explica a pesquisadora Livia Melo Villar.

Um milhão e meio de brasileiros já contraíram a hepatite C. Agulhas e alicates compartilhados são as formas mais frequentes de transmissão. Os sintomas são olhos amarelados, urina escura, enjôos, vômito e cansaço. Em 90% dos casos, eles não aparecem.

Quem é portador do vírus demora a começar o tratamento. “Quanto mais cedo a gente identificar e tratar, melhor o prognóstico. Quando já tiver uma força avançada, com cirrose ou câncer no fígado, é muito mais limitado o que a gente pode fazer. A gente não tem que ter medo de fazer o teste”, completa a responsável pelo ambulatório de hepatites virais da Fiocruz Lia Lewis.

A técnica ainda está sendo testada. A expectativa dos pesquisadores é de que ela seja liberada para a população em, no máximo, cinco anos.

Saiba mais: Algumas gotinhas de sangue e pronto

Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...