segunda-feira, 7 de maio de 2012

Técnica utiliza ressonância magnética para melhorar entrega de drogas no cérebro

Abordagem facilita rompimento da barreira sangue-cérebro por medicamentos e abre novas opções para tratar Alzheimer

Em um artigo artigo publicado no Journal of Visualized Experiments (Jove), pesquisadores apresentaram uma nova técnica que utiliza o aparelho de ressonância magnética para melhorar a entrega de drogas diretamente no cérebro.

A abordagem ajuda as drogas a ultrapassarem a barreira hemato-encefálica e pode abrir novas opções de tratamento para condições como Alzheimer e câncer de cérebro.

O método atual usado para romper a barreira sangue-cérebro age por meio de agentes osmóticos, tais como manitol, que sugam a água para fora das células que formam a barreira, fazendo com que as aberturas entre elas fiquem maiores. Infelizmente, este método deixa o cérebro exposto a toxinas.


O benefício da nova técnica com microbolhas é que ela pode ser usada em uma área muito pequena da barreira sangue-cérebro. As microbolhas, feitas de lipídios (gorduras) e de gás, são injetadas na corrente sanguínea. Um ultra-som focalizado é aplicado e as bolhas se expandem e contraem.

A força do movimento nas bolhas faz com que as células que formam a barreira se separem temporariamente, o que permite que as drogas cheguem ao cérebro.

"A tecnologia de microbolhas já existe há algum tempo, mas tinha sido usada para outros fins como agentes de contraste para diagnóstico. Agora, com o ultra-som para ajudar as bolhas a permebializarem a barreira hemato-encefálica, esperamos permitir um melhor tratamento de doenças dentro do cérebro", afirma Beth Hovey, do Jove.

Neste método, a autora da pesquisa, Meaghan O'Reilly e seus colegas usaram o aparelho de ressonância magnética para assegurar que a barreira estava aberta, assim, eles também puderam avaliar quanto tempo ela leva para se fechar, o que será importante para quando a técnica for utilizada em pacientes.

"Estamos chegando perto do ponto onde poderemos aplicar a nova técnica com segurança em seres humanos", conclui O'Reilly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...