segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

Hoje, dia 2 de abril, o Cristo Redentor será iluminado de azul para mobilizar os cariocas para o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, um transtorno que acomete seis em cada mil pessoas, em graus que podem variar do mais severo ao mais leve, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a doença é mais comum em crianças do que AIDS, câncer e diabetes juntos. Para mobilizar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce no tratamento do autismo, a ONU instituiu a data, em dezembro de 2007.

O termo autismo representa uma série de distúrbios que afetam basicamente três áreas do desenvolvimento da pessoa: a comunicação, a socialização e o foco de interesses, com manifestações que podem acontecer em graus variados. Em função da diversidade de sintomas, eles foram agrupados em um grupo chamado Transtornos Globais do Desenvolvimento.

De acordo com os médicos, os principais sintomas que devem ser observados pelos pais durante o crescimento da criança são a tendência para brincar sozinho, uma resistência a fazer mudanças na rotina e a realização de movimentos repetitivos. Os especialistas destacam também a falta de noção de perigo e medo de situações que são ofensivas, a dificuldade em fazer contatos visuais, dificuldade na compreensão da linguagem falada e hiperatividade ou apatia de aprender pelos métodos tradicionais de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...