segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Bibliotecas da UFF recebem milhares de novos títulos. Acesso a bases digitais será feito com novos equipamentos

A Superintendência de Documentação (SDC) da UFF amplia significativamente seu acervo desde o final de 2011. Duas bases digitais, Ebrary e JStor - Journal Storage (com sua parte que está fora do portal da Capes) são exemplos do reforço obtido; que conta ainda com 2.156 títulos e 9.366 exemplares, que estão em processo de compra.

A coordenadora de Bibliotecas da SDC, Sandra Coelho, afirma que o aporte de recursos resultou da aprovação de dois projetos: o primeiro deles, "Bibliotecas Universitárias no Século XXI: Rede Multidisciplinar para Modernização do Sistema de Bibliotecas da UFF", de autoria da professora Gizlene Neder, foi apresentado à Faperj no Edital de Apoio à Atualização de Acervos Bibliográficos.

O segundo foi apresentado ao MEC, em novembro de 2011, com o apoio do reitor Roberto Salles, e permitiu a aquisição dos títulos que não puderam ser adquiridos com a verba do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) destinada ao Programa Bibliografia Básica; além de 324 estantes que serão distribuídas entre 16 unidades da SDC.

A biblioteca digital Ebrary converte arquivos de PDF em bases interativas e é assinada pelas principais universidades do país, constituindo-se de obras de referência, manuais, periódicos, livros digitais e outras modalidades de publicação. É, também, um instrumento de pesquisa e gerenciamento da informação.

Segundo Sandra "os e-books são a forma mais prática e moderna de acesso ao conteúdo de livros. Na UFF já temos experiência com esse tipo de material, pois com o apoio obtido dentro do edital da Faperj foram adquiridos livros eletrônicos nas áreas de Matemática, Farmácia e Biologia".

Para o acesso às bases digitais, serão disponibilizados cerca de 38 computadores na Biblioteca Central do Gragoatá a estudantes, professores e pesquisadores da UFF e outras instituições de ensino. Os interessados deverão se cadastrar e obter uma senha de acesso.

O projeto "Bibliotecas Universitárias no Século XXI" é unificado e interinstitucional, em parceria com o Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), e para a implantação dessas bases de dados na biblioteca da UFF o apoio logístico vem da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...