segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Curso de Controle da Tuberculose na Atenção Básica

A Universidade Aberta do SUS/Ministério da Saúde está propondo o curso "Ações para controle da tuberculose na Atenção Básica", no interesse de além de implantar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, também prevenir e controlar a tuberculose .

Cabe ressaltar que no que se refere à população negra:

- Os pretos & pardos formavam o grupo modal nos casos de tuberculose (47,5%), em 2008. 
In: PAIXÃO, M. et al. Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil, 2009-2010: constituição cidadã, seguridade social e seus efeitos sobre as assimetrias de cor ou raça. Rio de JAneiro: LAESER, IE, UFRJ, 2010. p. 43.

Descrição suscinta do Curso "Ações para controle da tuberculose na Atenção Básica" (grátis e online).

O objetivo da iniciativa é fazer com que médicos e enfermeiros de toda a rede básica do país (de centros de saúde, de postos de saúde e das equipes de saúde da família) aprendam a diagnosticar casos de tuberculose, manejar corretamente e promover atividades de detecção, controle e busca ativa de contatos (em especial nas populações socialmente vulneráveis, estigmatizadas). A capacitação dos profissionais possibilitará uma redução ainda maior da incidência e da mortalidade pela doença.

O curso a distância é composto por módulos, totalmente auto-instrutivo, não há tutores, a pessoa faz diretamente pela internet.

Veja todas as orientações sobre inscrição de registro de interesse no curso e matrícula em: http://www.unasus.gov.br/CursoTB

Não perca esta oportunidade de se atualizar e de colaborar com esta iniciativa para a redução da mortalidade das pessoas por tuberculose. Incentive seus colegas da rede básica de saúde a fazerem também este curso.

E, principalmente, se antecipe ao aprendizado, planejando com sua equipe de saúde e comunidade ações de diagnóstico precoce e busca ativa de contatos para tuberculose. Comemore o dia mundial da tuberculose apresentando indicadores de redução da taxa de incidência ou de aumento da taxa de adesão ao tratamento e cura. Todas as taxas de sucesso com equidade racial/étnica (de gênero, de opção sexual, enfim de atenção à saúde centrada na pessoa e na família).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...