O Setor de Medicina Nuclear do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), incorporado ao Serviço de Radiologia, já está em funcionamento desde primeiro de junho de 2012. É o primeiro do tipo em hospital público da área Metropolitana 2 que compreende o município de Niterói e todos os outros que possuem contratualização do SUS com o mesmo.
Nesse programa são utilizadas doses seguras de substâncias radioativas, conseguindo criar imagens mais precisas sobre os órgãos, com agilidade e exatidão, sendo de grande importância para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento de diversas doenças, como as cardiovasculares.
O Huap, consolidado como grupo e prestador de serviços, já atendeu a 31 pacientes e possui perspectivas de ampliar seu atendimento, com a contratação de novos funcionários. O trabalho mostra-se gratificante uma vez que o hospital passa a dispor de um excelente método para estratificar pacientes de alta complexidade para cirurgias não-cardíacas, pacientes pós-infarto, pacientes com insuficiência cardíaca e pacientes com arritmias graves.
Além da cardiologia, outras especialidades da medicina também são assistidas por meio de procedimentos de cintilografias da tireoide, de perfusão cerebral nos casos de suspeitas de demências e epilepsias, renais, por exemplo.
Outras informações, acessar o link: www.huap.uff.br/medicinanuclear/.
Fonte: UFF Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário