terça-feira, 31 de janeiro de 2012

UFF prepara recepção especial para estudantes durante a matrícula

De 31 de janeiro a 03 de fevereiro a Universidade Federal Fluminense realizará a matrícula dos estudantes que foram aprovados no Vestibular 2012. Nos cursos sediados em Niterói esse processo acontecerá nos dias 02 e 03/02, no horário de 12h às 18h, no Campus do Gragoatá. Nas cidades do interior a matricula ocorrerá no dias 31/01 e 01/02.
Para que os calouros e seus familiares se sintam em casa desde o seu primeiro contato com a universidade foram preparadas diversas atividades culturais e uma grande mostra de projetos, tradicionalmente chamada de Programa de Acolhimento Estudantil – PAE.
Nesta edição, para quem vai se matricular nos cursos oferecidos em Niterói, poderá visitar barracas de vários projetos desenvolvidos por alunos, servidores e professores da universidade, assistir a vídeos institucionais, conhecer um pouco mais sua área específica, além de conversar com alunos veteranos, professores e coordenadores de curso.
Dentre várias atividades, os estudantes do curso de Biomedicina, orientados por professores, farão o teste de medição de glicose (glicemia) e atividades de microbiologia e parasitologia, além de sorteio de brindes.
Finalizando o Acolhimento dos calouros haverá um tour pelo Campus onde poderão conhecer a Biblioteca Central, a Editora da UFF (EDUFF), os novos prédios em construção e o Restaurante Universitário (Bandejão), que oferecerá um lanche aos participantes.
Mais informações sobre tudo que irá acontecer no acolhimento estudantil e a notícia completa, clique aqui: PROAES

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Valorizando a Biomedicina: Campanha Nacional de Divulgação da Área

Os Conselhos Regionais e o Federal de Biomedicina estão enviando para todos os biomédicos do país um exemplar do livro "Biomedicina - um painel sobre o profissional e a profissão", que marca o início da campanha institucional de valorização da especialidade.

A apresentação da Biomedicina é ampla nesta versão impressa, elaborada em linguagem fácil, de entendimento imediato, com o objetivo de mostrar a profissão para autoridades governamentais, secretários estaduais, municipais, parlamentares, diretores de empresas do setor, a sociedade em geral, e servir de orientação e apoio para o próprio profissional biomédico.

Seu conteúdo revela um histórico da especialidade, a trajetória dos cursos, o perfil do profissional, seu campo de atuação, a garantida legal das atividades, a classificação no Conselho Nacional de Saúde, inclusão na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o Ato Profissional Biomédico, as entidades da Biomedicina e suas funções e diferenças, indicações de legislação da saúde, sites importantes, fontes úteis, além de informações sobre análises clínicas, etc, e endereços de CRBMs e CFBM.

Parte da população brasileira desconhece detalhes da Biomedicina. A sociedade em geral não sabe ainda o que é ser biomédico. Alguns nem têm idéia do que faz esse profissional. Isso é consequência de uma carreira relativamente nova no cenário da saúde brasileira.

A expectativa é de que este painel seja uma ferramenta importante para um melhor conhecimento da carreira, que completou 40 anos em 2006 - foi em 1966 que surgiu o seu primeiro curso de graduação.

Biomédico, participe também desta campanha de valorização da Biomedicina, divulgando a profissão e o profissional e apresentando este livro institucional.

Em breve, os secretários de saúde dos 5.561 municípios do país também irão receber a publicação, assim como os secretários estaduais. Para que os secretários municipais de saúde do Brasil tenham em mãos a publicação, a comunidade biomédica conta com o apoio e a parceria do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

É preciso pensar na saúde antes de viajar

Guia da Anvisa recomenda, desde a aplicação de vacinas, até a realização de exames médicos para não estragar as férias

Nos meses de janeiro e fevereiro, período de férias no hemisfério sul, aumenta o fluxo de viajantes do Brasil para o exterior. Antes de viajar é importante que alguns cuidados sejam adotados, especialmente com relação à saúde. A atualização das vacinas é um desses cuidados recomendados pelo Ministério da Saúde. A rede pública do SUS disponibiliza vacinas eficazes e gratuitas em quatro calendários distintos: da criança; do idoso; do adolescente e do adulto; e dos povos indígenas.

Consulte os calendários de vacinação no portal do Ministério da Saúde.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) - responsável pela proteção da saúde do viajante em trânsito pelas áreas portuárias, aeroportuárias e de fronteiras – lançou o Guia de Bolso da Saúde do Viajante. Na cartilha, estão disponibilizadas todas as informações necessárias para que a pessoa proteja sua saúde e se adeque às exigências sanitárias internacionais.

A Anvisa também alerta para o fato de que outras vacinas podem ser recomendadas, como medida preventiva ao viajante que se desloca para áreas de risco. Nos Centros de Orientação ao Viajante é possível conferir se existe essa indicação ao destino da sua viagem. Como as vacinas, geralmente, têm um período, que varia entre 10 dias e seis semanas até atingir a proteção esperada, devem ser aplicadas com a devida antecedência à viagem.

Febre Amarela - Como medida de controle da doença, alguns países exigem dos viajantes o “Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia” para o ingresso em seu território. A vacina contra febre amarela deve ser administrada, pelo menos, 10 dias antes da viagem e está disponível nos postos de vacinação. Não se esqueça de levar o Cartão Nacional de Vacinação, onde ela será registrada.

Confira a lista dos países que pedem a confirmação da vacina (“country list”).

Para a emissão do “Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia” (CIVP), você deverá procurar os Centros de Orientação ao Viajante da Anvisa, levando o seu Cartão Nacional de Vacinação e um documento de identificação oficial com foto.

Lembre-se que o certificado internacional só será válido para ingresso no país estrangeiro após 10 dias, a contar da data da vacinação.

Com relação a outros problemas de saúde, é importante consultar um médico para uma avaliação, principalmente no caso de pessoas que tenham doença pré-existente. Evite viajar na vigência de qualquer doença infecciosa aguda. Se precisar fazer uso de medicamentos sob prescrição médica, obtenha a receita e adquira os medicamentos na quantidade suficiente para toda a viagem. Nem sempre é possível comprar medicamentos em outros países sem prescrição médica local ou levar medicamentos na bagagem, sem as respectivas receitas médicas. Procure fazer o seguro saúde, embora alguns países mantenham acordos internacionais recíprocos com o Brasil, que permitem o atendimento de cidadãos brasileiros pelas redes públicas de saúde.

Se houver qualquer alteração no seu estado de saúde dentro da aeronave, navio ou transporte terrestre comunique o fato à equipe de bordo, que tomará as devidas providências e alertará os serviços de controle sanitário nos pontos de entrada.

Mais informações, consulte o Guia da Anvisa

Fonte: Portal da Saúde
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...