terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Aviso de Funcionamento da Biblioteca

Informamos a todos os usuários da Biblioteca do Instituto Biomédico, que no período de 12 a 22 de dezembro de 2011 e durante o recesso acadêmico, estaremos funcionando de 8 às 17h, sendo até as 16:30 a realização de empréstimos de publicações. Informamos também que fecharemos no período de fim de ano, de 23 de dezembro a 1º de janeiro de 2012.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

UFF recebe nota máxima da Comissão de Avaliação do MEC

Foi divulgada nesta quarta-feira, 7 de dezembro, a nota atribuída à UFF pela Comissão de Avaliação do MEC, que analisa as instituições de educação superior. A UFF recebeu nota cinco, a máxima, segundo critérios que consideram a instituição como um todo, analisada sob dez aspectos ou dimensões diferentes. 

No relatório, a universidade foi analisada sob o ponto de vista da coerência das políticas de ensino, pesquisa e extensão; das ações de responsabilidade social; da comunicação com a sociedade; das políticas de pessoal; na gestão institucional, enfim, as considerações foram de infraestrutura física da universidade aos programas de apoio ao desenvolvimento acadêmico dos alunos, da realização de atividades físicas, esportivas e culturais.

Na maioria dos aspectos, a UFF recebeu a avaliação de que estava além ou muito além do referencial mínimo de qualidade dispostos na legislação vigente, segundo as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). 

A avaliação das Instituições de Ensino Superior (IES) é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que tem como objetivos a melhoria da qualidade da educação superior e o fornecimento de informações detalhadas sobre a situação de cada instituição à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. 

Depois de passado o período de recursos, as informações sobre a UFF estarão, assim como as das demais instituições, disponíveis no banco de dados do MEC, chamado e-mec, para consulta pública. 

A avaliação institucional constou de duas etapas: uma autoavaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição, que seguiu orientações e diretrizes da Conaes e uma avaliação externa, realizada pelo Inep, que tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos documentos do MEC. 

A importância dessa avaliação, diz o coordenador de Gestão da Informação da UFF e procurador educacional e institucional da universidade no MEC, José Márcio Lima, é ser qualitativa e estar sendo feita, pela primeira vez, com essa amplitude, em todas as instituições de educação superior. É um processo demorado que, na UFF, se iniciou em janeiro de 2011 e culminou com a visita da Comissão de Avaliação à universidade, no final de novembro. 

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Dia 6 de dezembro comemora-se o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, data instituída pelo governo do ex-presidente Lula. A comemoração faz parte das atividades da 21ª Campanha Internacional 16 Dias de Ativismo contra a Violência de Gênero.

Neste dia, os homens são convidados a usar branco em homenagem às mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil e ao Massacre da Escola Politécnica de Montreal, em Quebec, no Canadá, em 1989. Quatorze estudantes foram mortas e 13 feridas por um algoz que odiava feministas.

A Campanha Brasileira do Laço Branco tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. Suas atividades são desenvolvidas em consonância com as ações dos movimentos organizados de mulheres e de outras representações sociais que buscam promover a eqüidade de gênero , através de ações em saúde, educação, trabalho, ação social, justiça, segurança pública e direitos humanos.

Como tudo começou?

No dia 6 de dezembro de 1989, um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Monteral, Canadá. Ele ordenou que os homens (aproximadamente 48) se retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: “você são todas feministas!?”, esse homem começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se. O rapaz deixou uma carta na qual afirmava que havia feito aquilo porque não suportava a idéia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. 

O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

Lançaram, assim, a primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign): homens pelo fim da violência contra a mulher. Durante o primeiro ano da Campanha, foram distribuídos cerca de 100.000 laços entre os homens canadenses, principalmente entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, semana que concentra um conjunto de ações e manifestações públicas em favor dos direitos das mulheres e pelo fim da violência. O dia 25 de novembro foi proclamado pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), órgão das Nações Unidas, como Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher. O dia 6 de dezembro foi escolhido para que a morte daquelas mulheres (e o machismo que a gerou) não fosse esquecida.

Trabalhando junto a diversos órgãos das Nações Unidas, particularmente o UNIFEM, e em parceria com organizações de mulheres, esta Campanha também foi implementada em diferentes países, ao longo das duas últimas décadas: na Ásia (Índia, Japão e Vietnã), Europa (Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca, Espanha, Bélgica, Alemanha, Inglaterra e Portugal), África (Namíbia, Quênia, África do Sul e Marrocos), Oriente Médio (Israel), Austrália e Estados Unidos. 

No Brasil, algumas iniciativas começaram a ser delineadas em 1999. Com objetivo de ampliar cada vez mais nossa rede, em 2001 realizamos o lançamento oficial da Campanha, promovendo diferentes atividades, entre elas: distribuição de laços brancos, camisetas e folhetos informativos, realização de eventos públicos, caminhadas, debates, oficinas temáticas, entrevistas para jornais e revistas, coleta de assinaturas e termos de adesão à campanha etc. Essas atividades foram desenvolvidas em parceria com diferentes instituições, particularmente organizações do Movimento de Mulheres.


Confira aqui a lei que institui o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Brasil: 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Curso de Controle da Tuberculose na Atenção Básica

A Universidade Aberta do SUS/Ministério da Saúde está propondo o curso "Ações para controle da tuberculose na Atenção Básica", no interesse de além de implantar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, também prevenir e controlar a tuberculose .

Cabe ressaltar que no que se refere à população negra:

- Os pretos & pardos formavam o grupo modal nos casos de tuberculose (47,5%), em 2008. 
In: PAIXÃO, M. et al. Relatório Anual das Desigualdades Raciais no Brasil, 2009-2010: constituição cidadã, seguridade social e seus efeitos sobre as assimetrias de cor ou raça. Rio de JAneiro: LAESER, IE, UFRJ, 2010. p. 43.

Descrição suscinta do Curso "Ações para controle da tuberculose na Atenção Básica" (grátis e online).

O objetivo da iniciativa é fazer com que médicos e enfermeiros de toda a rede básica do país (de centros de saúde, de postos de saúde e das equipes de saúde da família) aprendam a diagnosticar casos de tuberculose, manejar corretamente e promover atividades de detecção, controle e busca ativa de contatos (em especial nas populações socialmente vulneráveis, estigmatizadas). A capacitação dos profissionais possibilitará uma redução ainda maior da incidência e da mortalidade pela doença.

O curso a distância é composto por módulos, totalmente auto-instrutivo, não há tutores, a pessoa faz diretamente pela internet.

Veja todas as orientações sobre inscrição de registro de interesse no curso e matrícula em: http://www.unasus.gov.br/CursoTB

Não perca esta oportunidade de se atualizar e de colaborar com esta iniciativa para a redução da mortalidade das pessoas por tuberculose. Incentive seus colegas da rede básica de saúde a fazerem também este curso.

E, principalmente, se antecipe ao aprendizado, planejando com sua equipe de saúde e comunidade ações de diagnóstico precoce e busca ativa de contatos para tuberculose. Comemore o dia mundial da tuberculose apresentando indicadores de redução da taxa de incidência ou de aumento da taxa de adesão ao tratamento e cura. Todas as taxas de sucesso com equidade racial/étnica (de gênero, de opção sexual, enfim de atenção à saúde centrada na pessoa e na família).

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Em 1987, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), a Assembléia Mundial de Saúde decidiu transformar 1o de dezembro no Dia Mundial de Luta contra a AIDS para reforçar a solidariedade com as pessoas portadoras do vírus HIV.

Desde então, todo ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolhe o grupo social que registra o maior número de casos de HIV/AIDS e define estratégias para uma campanha de sensibilização da opinião pública.

No Brasil, a homenagem vigora desde 1988 a partir de uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde que, seguindo o exemplo da OMS, elabora uma campanha a cada ano para alertar a população sobre os avanços da doença.

Fonte: IBGE


Confira aqui a lista de eventos em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS: http://www.aids.gov.br/eventos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...