terça-feira, 29 de novembro de 2011

Hospital Antônio Pedro suspende cirurgias por falta de sangue em estoque

Doar sangue não dói. 
O que dói é ver alguém morrer por falta dele.

Apesar do apelo que o Hemocentro do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap) fez para alertar a necessidade de mais doadores, a instituição ainda suspende cirurgias por conta do estoque em estado crítico no banco de sangue da unidade. A coleta do hospital está recebendo, em média, 10 doadores por dia, quando o necessário seria um mínimo de 30 doações diárias para manter o estoque adequado. No mês de outubro, 250 doações foram coletadas, cem a menos que o normal. A chefe de Hemoterapia, Olga Maria Diniz Pereira, contou que ainda não tiveram uma melhora significativa após as campanhas. 

“Esse mês vamos entrar com uma campanha no dia 25, o dia nacional do doador de sangue. As doações geralmente são de 8h até ao meio dia, mas na véspera vamos estender o horário até às 14h. Vamos realizar distribuições de brindes, camisetas, estamos trabalhando para oferecer um lanche melhorado”, explicou Olga.

Para doar sangue é necessário o documento de identidade com foto, estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 Kg. Neste dia, a pessoa não deve estar em jejum - apenas evitar alimentos gordurosos -, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, e, no caso das mulheres, não estarem grávidas ou amamentando. As doações podem ser feitas no Hemocentro do Huap, na Rua Marquês do Paraná, 303, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2629-9063. 

No Rio a situação também é crítica. O número de doadores que compareceram ao Instituto Estadual de Hematologia do Rio (Hemorio) nos últimos meses caiu 30% em relação ao mesmo período de 2010, segundo dados divulgados pelo governo do Estado nesta quarta-feira. Para garantir o fornecimento de bolsas de sangue para os estoques de emergências, maternidades e UTIs do estado até o fim do ano, é necessária a coleta de pelo menos 500 bolsas por dia. 

“Vamos entrar em uma fase crítica, que se prolonga até o Carnaval. São festas de fim de ano, férias escolares e maior movimentação nas estradas. Tudo isso acaba afastando os doadores habituais em um período em que precisamos mais de doações”, disse a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo, em nota divulgada.

Fonte: A Tribuna

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ministério da Saúde lança banco virtual de doadores de sangue

A ferramenta, disponível no Facebook, vai agregar candidatos para doação e marca o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
O Ministério da Saúde lança nesta quarta-feira (23) uma nova ferramenta de incentivo à doação de sangue, em sua página do Facebook, o Banco de Doadores virtual, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25). O aplicativo terá a missão de agregar e cadastrar doadores de sangue em todo o Brasil. Com de celebração do dia é Essa corrente precisa de você. Doe sangue”, a Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados pretende aumentar a doação voluntária.
Segundo o coordenador-geral, Guilherme Genovez, a proposta tem o objetivo de divulgar a importância da doação de sangue no cotidiano das redes sociais. “Esta é mais uma ferramenta para a campanha, temos que usar as redes sociais para mobilizar e engajar as pessoas que apóiam a causa. Precisamos fazer com que a ideia seja multiplicada e alcance o maior número de candidatos virtuais, para que depois estes efetivem sua doação concretamente nos serviços de hemoterapia”, explica. 

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

I Fórum Sul-Americano de Cooperação Internacional em Saúde da UNASUL

A Rede de Assessorias Internacionais e de Cooperação Internacional em Saúde da UNASUL – REDESSUL-ORIS foi Instituída em 2009, por meio de Resolução n° 10/2009 do Conselho de Ministros da Saúde da UNASUL, em Guayaquil, Equador. Entre as ações previstas no Plano Operativo Bianual da REDESSUL-ORIS (2010-2011), que em 2011 está sob a coordenação do Ministério da Saúde do Brasil, destacam-se as iniciativas voltadas para a capacitação e o aprimoramento de profissionais que atuam na área de cooperação internacional em saúde; ações de divulgação de experiências e lições aprendidas no âmbito da região, incluindo a realização de Oficina para Diagnóstico de Ofertas e Demandas de Cooperação; e, como iniciativa de maior expressão para 2011, a realização do I Fórum Sul-Americano de Cooperação Internacional em Saúde, sob a coordenação da REDESSUL-ORIS da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde do Brasil.

O I Fórum Sul-Americano de Cooperação Internacional em Saúde da UNASUL tem, em linhas gerais, três propósitos: primeiramente propõe-se a apresentar e discutir conceitos, modalidades, marcos políticos, contexto atual e perspectivas futuras da cooperação internacional, fornecendo subsídios para uma reflexão acerca do seu papel no sentido do fortalecimento dos sistemas de saúde e como instrumento da política exterior no âmbito dos distintos países do Bloco. O segundo objetivo do evento é divulgar, entre os países da UNASUL e junto aos distintos parceiros, as experiências exitosas e lições aprendidas da cooperação, bem como aspectos relevantes da atuação internacional dos países da região, principalmente no que se refere a uma ação articulada e coordenada, o que inclui as iniciativas de integração regional. Por fim, será uma oportunidade para os países da UNASUL se posicionarem acerca de temas relacionados à cooperação, à saúde global e à Assistência Humanitária, uma vez que durante o evento será elaborado e firmado um documento de posições e compromissos, sintetizando os acordos e reflexões surgidas durante o evento.

O Fórum está estruturado em 4 eixos temáticos: Cooperação Internacional, Assistência Humanitária e Parcerias; Temas de Saúde Global; Integração Regional; e Interssetorialidade e Interculturalidade.

O evento acontecerá no período de 23 a 25 de novembro de 2011 no Rio de Janeiro.


Fonte: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/redessul/default.htm

Convocada a 14ª Conferência Nacional de Saúde

O Sistema Único de Saúde é uma conquista da sociedade brasileira. Ele é fruto da luta por um sistema de saúde que atenda a toda a população, sem nenhum tipo de discriminação. Hoje, o SUS é a maior política de inclusão social existente no País.

A 14 a Conferência Nacional de Saúde é o evento sobre saúde mais importante no Brasil e acontecerá em Brasília, Distrito Federal no período de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2011.

Sob o tema “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e como eixo “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”, a 14ª Conferência tem por objetivo discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade.

É importante ressaltar que hoje as principais políticas públicas de saúde em vigor foram fomentadas e construídas a partir de debates e discussões realizados nas últimas Conferências Nacionais de Saúde, e neste contexto é que estarão reunidos todos aqueles que acreditam e que lutam por um país onde impere a justiça social, a democracia e a participação popular na definição das políticas públicas.

Página do Evento: http://www.conselho.saude.gov.br/14cns/index.html

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

VIII Congresso Brasileiro de Epidemiologia

Esta oitava versão do Congresso Brasileiro de Epidemiologia traz como tema central o debate sobre a Epidemiologia e seu papel na definição de políticas públicas, articulado que está ao conjunto das demais disciplinas do campo da Saúde Coletiva. Oferece, igualmente, a oportunidade para atualizar e rever as contribuições da disciplina para os distintos temas em saúde que interessam à sociedade brasileira. 







Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...